Road to Chicago – Semana 4

Após três semanas bem conseguidas, a quarta semana não foi tão positiva: durante o, já habitual, treino no Monsanto fiz um pequeno entorse no pé esquerdo. O relato semana vai ser assim diferente do normal…

Na altura não me doeu particularmente muito, ainda a quente, mas calculei que passado um pouco a história fosse outra. Fui imediatamente para casa fazer gelo mas, com as dores já a acusarem, resolvi ir ao hospital. O raio-x não acusou nada e a recomendação foi de repouso, gelo e anti-inflamatórios durante 10 dias, no mínimo. Oh diabo…

Um dos benefícios de fazer parte do GFD Running é a sua fabulosa equipa de fisioterapeutas, liderado pelo Ernesto Ferreira. Sendo assim, mal sai do hospital fui ter com ele para procurar uma segunda opinião e um diagnóstico mais orientado à prática desportiva. A ecografia feita mostrou alguma inflamação na zona do entorse mas nada de aparentemente grave. Menos mal! Sai de lá com o pé imobilizado e com indicação de fazer nova avaliação passados dois dias. 

Na sexta feira foi possível verificar melhorias: não só a inflamação tinha reduzido significativamente como eu próprio já sentia muito menos dores! Fiz alguns tratamentos, nova imobilização do pé, e indicação de repousar ainda mais uns dias e, com precaução, retomar progressivamente os treinos.

Sendo assim o fim de semana foi ainda completamente off e, para a semana que se segue quero ter o máximo de cuidado possível e só regressar quando sentir o pé a 100%, para não sofrer nenhuma recaída.

As lesões nunca são bem vindas, especialmente durante um treino para um maratona. No entanto “quem anda à chuva molha-se”. Resta assim aproveitar estas oportunidades para aprender, retirar conclusões sobre o que melhorar e, assim, chegar ao fim melhor e mais forte. Se há coisa que se aprende numa maratona (e no seu treino) é a resiliência pelo que inconvenientes como este nunca abalam a confiança!

O resumo desta semana mais curtinha é:

  • 2ª Feira – 60’ Fáceis (11,12 Kms) + Reforço Muscular
  • 4ª Feira – Rampas Monsanto (30’ aquecimento + 2 voltas circuito + entorse (11,03 Kms)

Total Semana: 22,1 Kms

Total Treino: 198,8 Kms