Road to Chicago – Semana 8

Semana 8 finalizada e pela primeira vez acima dos 90 quilómetros!!

O primeiro treino da semana indicava 13 quilómetros a rolar. Ainda pelo Alentejo, não foi um treino que começou de forma fácil tendo em conta o longo que havia sido feito no dia anterior. Ainda assim, com o passar dos quilómetros, as pernas lá se começaram a soltar e o treino acabou por sair bastante bem, apesar do constante sobe e desce, norma da região.

De regresso a Lisboa, quarta-feira foi dia de séries longas com 5 x 2K. Após um aquecimento de 30’ optei que começar as séries um pouco à cautela (já que as últimas séries longas não tinham contribuído muito para a recuperação do entorse) mas com o passar dos quilómetros fui-me sentido confortável, e confiante, e consegui assim aumentar o ritmo a cada série. Fiz a primeira em 8’45’’ e a última em 8’26. (ainda longe da velocidade que já tive mas, dado o volume actual de quilómetros, satisfatório).

Quinta e sexta foram novamente treinos de corrida contínua de 12 e 14 quilómetros respectivamente, sem grande coisa a assinalar. O plano indicava 15Kms para quinta mas achei por bem encurtar um pouco o treino para não fazer um salto demasiado grande de volume entre as semanas, já que é algo com o qual eu nunca me dei muito bem.

Para finalizar a semana, novo longo no Domingo, desta vez com 32 quilómetros. Já por Lisboa, aproveitei para fazer um treino que há muito queria fazer: ir de Carcavelos até ao Parque das Nações. Para isso tive a preciosa ajuda de 3 amigos, em bicicleta, que me acompanharam ao longo de todo o percurso para os vitais abastecimentos de água. Fiz o treino sem grandes sobressaltos apesar de contar estar mais solto nesta altura do treino: o treino foi todo feito a 5:20 com excepção dos últimos cinco quilómetros onde rodei a 5:00. Creio que tinha ainda um pouco mais mas o traçado destes últimos quilómetros era francamente mau o que impediu maiores velocidades. Ainda assim acho que também poderia ter ingerido mais líquidos e ter metido mais um gel. Posto isto, e tendo em conta não só a lesão ainda recente bem como um volume de quilómetros semanal ao qual ainda não estou totalmente à vontade (foram 91 sendo que o meu máximo foi 88, ainda em 2017) o treino foi satisfatório.

Termina assim a semana 8, com boas sensações e uns quantos treinos longos já  bem encaixados. Venha a próxima!

Resumo da semana:

  • 2ª Feira – 13KM CC
  • 4ª Feira – 5 x 2000m (19,96 Kms)
  • 5ª Feira – 12Kms CC
  • 6ª Feira – 14Kms CC
  • Domingo – 32 Kms

Total Semana: 91 Kms

Total Treino: 442,87 Kms