O GP de Atletismo do Desportivo de Monte Real (nome comprido hein?) é uma prova praticamente caseira para mim e por isso sempre que consigo participo! Já me safei bastante bem na primeira e segunda vez que a corri e só no ano passado não estive presente devido a lesão.
Este ano, e já num contexto de preparação para Boston, não houve lugar a qualquer tipo de tapering (antes pelo contrário, já que a meio fiz 12 x 1000m!) e no próprio dia da prova o treinador tinha-me pedido para fazer 10Kms de aquecimento antes. Assim o fiz e, inclusivé, com um aquecimento extra mesmo antes do tiro de partida, com rectas e tudo mais, acabei por fazer praticamente 12Kms antes da prova.
Quando alinhei na partida ia com uma mentalidade muito simples: sair forte e seguir com os da frente o máximo que conseguisse. Partimos bastante rápido (especialmente tendo em conta que os primeiros dois quilómetros eram quase sempre a subir e o primeiro parcial foi a 3:15!) e logo desde os primeiros metros um rapaz d’Os Galgos ficou isolado tendo eu, inserido num grupo de 5, ficado logo um pouco atrás. Mantivemos o ritmo sempre vivo q.b. (~3:20km) e ainda antes do primeiro retorno (a prova são 2 voltas de pouco menos 4kms cada sendo o retorno aos 2kms. Para lá a subir, regresso a descer) senti que já estava eu a ficar na frente do grupo e a marcar o passo.
A cerca de 400m do fim da primeira volta um rapaz do grupo meteu-se ao meu lado e perguntou-me se queria ir tentar apanhar o primeiro (já que, pelo que ele me disse, perdia sempre alguma força no fim). Como me estava a sentir ainda bem anuí e rapidamente descolámos do grupo. Acabámos a primeira volta juntos e durante mais de 2 quilómtros, praticamente sem falar, fizemos um trabalho excelente: um atrás do outro e a cada 300/400 metros um ia para a frente e o outro escondia-se atrás. Creio que ainda nos conseguimos aproximar um pouco do primeiro mas nada de muito palpável. Mesmo assim, e como me sentia com força, procurei sempre forçar o ritmo. Com pouco mais de 1 quilómetro para o fim vi que o meu parceiro já não tinha forças para mais e então, a partir daí, assumi as despesas até o fim. Ainda seguimos juntos até ao final da descida mas nos ultimos 300 metros (que já voltavam a subir) descolei e creio ter acabado ainda com uns 8/9 segunos de vantagem.
No final, contas feitas, foi um 2o lugar geral e 1o de V35. Mais importante que isso foi o excelente rimo final de 3:21/km, numa prova com 45m de acumulado em 8 quilómetros.. Se nem há um mês atrás me dissessem que ia fazer uma prova a este ritmo não iria acreditar. Especialmente tendo em conta que foi uma semana bastante intensa e sem qualquer tipo de tapering!
Muito importante nesta prova foi o facto de ter a minha irmã a assistir e a apoiar. Quem está do lado de fora provavelmente não tem essa percepção mas este apoio dá um alento incrível e vale mais do que qualquer gel que se possa tomar. Obrigado!

Leave a comment