
Feito o resumo de 2024, gostaria agora de falar um pouco de como começou 2025 e, em paralelo, o bloco de preparação para a maratona de Boston.
Dando seguimento ao trabalho que veio a ser feito na segunda metade de 2024, o objectivo para este primeiro mês seria ir gradualmente aumentando o volume de kms semanais e manter os já habituais 2 treinos de intensidade por semana (com o segundo, geralmente ao Domingo, sendo sempre com repetições mais longas).

Neste mês, e depois do fiasco que foi Monte Gordo em 2024, quis obviamente voltar! Desta vez foi só por uma semana mas, ainda assim, foi uma experiência brutal. Tive sorte com o tempo (frio, sem chuva e com vento aceitável) e consegui fazer uma semana de treinos muito boa.
Monte Gordo oferece imensas vantagens: pista de atletismo, ciclovias planas e muitíssimo longas e trilhos para dar e vender o que permite fazer treinos com muito menor impacto. Adicionalmente é, nesta altura do ano, um destino de eleição para muitos atletas profissionais (muitos deles olímpicos) o que, pelo menos para mim, é um factor de motivação adicional.
Esta semana de treinos correu bastante bem e assim acabei por conseguir vingar-me um pouco do que aconteceu no ano passado!
Regressado a Lisboa a lógica não se alterou e fomos sempre mantendo a ideia de um intervalado mais curto durante a semana e uma coisa mais longa ao Domingo. Durante estes treinos de Domingo procuramos sempre, no trecho final do treino, replicar sensações de maratona e, assim, começar a afinar e perceber quais os ritmos mais adequados para a prova.
Entramos, assim, no trecho de 12 semanas até Boston por isso não percam o próximo post 🙂

Leave a comment