Road to Chicago – Semana 11

Mais uma semana de treinos fechada!!

Depois dos longos 36 quilómetros do Domingo passado segunda feira começou logo com 13 quilómetros de corrida continua. Como ainda sentia o Aquiles/tornozelo um pouco dorido optei por reduzir um pouco o ritmo para possibilitar a recuperação do mesmo. Decisão acertada já que no fim do treino já me sentia bem melhor! Fiz ainda cerca de 45min de reforço muscular e ficou fechado o dia.

Terça houve a sempre essencial massagem e para quarta a receita foram séries: curtas e muitas! Mais precisamente 20 x 400m. Este foi um bom teste: ao longo destes meses de treino, e considerado que o principal enfoque está na resistência e na distância, tenho ganho algum à vontade com as séries longas mas bastante desconforto nas mais curtas. Com muita dificuldade consigo, agora, fazer tempos 3 a 5 segundos mais lentos dos que fazia outrora. Com isso mesmo em mente o meu objectivo passou por adoptar um ritmo rápido q.b. que conseguisse manter ao longo das 20 séries. Assim fiz e, surpreendentemente, consegui ainda acelerar um pouco mais na última meia dúzia de séries o que eleva sempre o espírito.

Quinta e sexta novos treinos de corrida continua, com 15 e 14 quilómetros respectivamente, sempre a ritmo fácil.

Para terminar a semana, no Domingo houve novo treino longo. Desta vez com “apenas” 30 quilómetros (estas distâncias, com o treino, são mais facilmente atingíveis) mas ao invés de ser feito a um ritmo confortável pedia um progressivo – começar a ritmo fácil para acabar a “rasgar”. Pela primeira vez, desde há já um bom tempo, tive um parceiro de treino – o Rui Freitas, do GFD o que foi essencial para o sucesso deste treino. Começando em Carcavelos fizemos a primeira metade em direção ao Guincho em ritmo progressivo mas confortável. O regresso foi feito a aproveitar o facto da marginal estar cortada – devido à corrida da linha – e aí foi possível acelerar o passo e fazer ritmos mais elevados. Acabei os 30Kms com os últimos parciais já muito perto dos 4’30” e com um ritmo médio final de 5’02min/km. Excelente tenho em conta os ritmos que tenho andado a fazer e deixa boas sensações para o que para aí vem.

E com tudo isto já falta menos de um mês para Chicago!

Resumo da semana:

  • 2ª Feira – 13KM CC + Reforço Muscular
  • 4ª Feira – 20 x 400m (17,20 Kms)
  • 5ª Feira – 15Kms CC
  • 6ª Feira – 14Kms CC
  • Domingo – 30 Kms Progressivos

Total Semana: 89,2 Kms

Total Treino: 724,77 Kms