Com o início da nona semana de treinos o foco virou-se para o trabalho de força, através da introdução de treinos com maior altimetria (sobe e desce), rampas e afins!
Este trabalho é essencial, não só para a prevenção de lesões como para permitir que o corpo aguente, mais à frente, o volume e a carga de treinos a que vai ser sujeito. Tal como na semana anterior, mantive os seis treinos semanais (com descanso ao Sábado) e sempre aumentando um pouco o volume aqui e ali.
Quarta-feira pedia um percurso de sobe e desce, a ritmo moderado. Não tive que ir para longe, já que a minha zona é eximia nisso, e assim acabei por fazer um treino de 60 minutos a 4:31/km de média e com práticamente 260m de acumulado. Apesar de duro acabei bastante bem e, no dia seguinte, sentia as pernas nada doridas o que é um excelente sinal que não só o reforço muscular, como os próprios treinos de bicicleta, estão a surtir efeito.
Sexta-feira fiz também um pouco de sobe e desce, na mata do Jamor, mas já a ritmo fácil. O resto dos dias foi feito a rolar, sempre a ritmo fácil, e sem nada a apontar.
No Domingo, dia de longo, fiz 90′ na companhia da Rita e acabou por dar um ritmo final de 4:15/km apesar do vento que se sentiu. Treinar acompanhado é sempre diferente e aqui está uma boa mostra disso!
Semana #9:
- Segunda Feira: 14K CCL + 30′ Bike
- Terça Feira: 60′ CCL + Reforço Muscular
- Quarta Feira: 60′ CCM Sobe e Desce + 20′ Bike (P.M.)
- Quinta Feira: 40′ CCL
- Sexta Feira: 60’ CCL + 30′ Bike
- Sábado: Caminhada
- Domingo: 90′ CCL + Reforço
Volume total de kms de corrida (79 kms)
Acumulado: 530 Kms
Extra:
Para esta semana realço a presença do Rui Pinto no podcast Tricast. Ouvir atletas profissionais falarem do seu dia a dia e do que é competir ao mais alto nível é, para mim, sempre fascinante!