Depois de uma semana mais atribulada esta, felizmente, correu bem melhor.
Após o treino abortado de Domingo, na segunda-feira – conforme planeado – fiz apenas rolos. E na terça, finalmente, voltei à estrada para 80’ em zona 2 e correu bastante bem!
O primeiro treino de intensidade da semana, na quarta-feira, era composto de 4 x 3000m em Z4. Acabei por fazê-lo na passadeira já que a meteorologia não estava de todo favorável e, por outro lado, ainda não estava 100% confiante no meu estado físico após a doença da semana anterior. No entanto o treino correu bastante bem. Foram praticamente 21Kms na passadeira e os ritmos nas séries foram melhores do que esperava!
Quinta foram 60’ em Z1 e na sexta-feira tinha o primeiro bi-diário do bloco, com 60’ de manhã e 40’ + 6 rectas de tarde. Uma vez mais a meteorologia não ajudou e acabei por fazer ambos os treinos na passadeira. Estou a ficar perito em treino indoor!
Sábado tinha 90’ de trail e tinha decidido que, fizesse chuva ou sol, iria para a rua. O trail em si ficou posto de parte (já que Monsanto deveria estar completamente intratável depois da intempérie) mas fiz 90’ de sobe e desce na minha zona. Apanhei sol, cargas de agua monumentais e até granizo mas diverti-me imenso a fazer o treino 🙂
Para finalizar, no Domingo, tinha agendado o treino que havia abortado na semana anterior: 5 x 1.5K Z4 + 2 x 4K Z3 + 6 x 400m Z4. A empreitada acabou por correr bastante bem e os ritmos foram bem melhores do que esperava (especialmente comparado com um treino anterior – 4 x 20’ – que havia feito e cujos ritmos foram bem piores) bem como os batimentos cardíacos atingidos. Aqueles 400m finais são uma tortura mas acabam por ser um estimulo muito positivo.
Acaba assim uma semana bastante produtiva e acima dos 120kms!
Aproveito também esta semana para falar um pouco sobre a suplementação/nutrição durante este bloco. Durante treinos não há grande magia. A nível de hidratação, durante os treinos mais longos (intervalados longos/curtos) levo apenas água ou água misturada com Maurten Mix. E géis. Em séries curtas tomo um gel após o aquecimento e nos treinos longos (intervalados) tomo 2 a 3 géis consoante a duração do treino.
De resto:
- Dia a dia: multivitaminico
- Pré-treino (séries curtas): beta-alanina
- Pós treino: electrólitos e/ou fast recovery
No pré-prova tenho também experimentado fazer um load de nitratos (shots de beterraba) e tenho sentido bons resultados.
Em paralelo a isto tudo, claro está, uma boa e variada alimentação!
Semana #8/12:
- Segunda Feira: 60′ Bike Rolos
- Terça Feira: 80′ CCL + Reforço
- Quarta Feira: 4 x 3000m @ Z4
- Quinta Feira: 60’ CCL Z1 + Reforço
- Sexta Feira: 60’ CCL AM / 40’ CCL + Rectas PM
- Sábado: 90’ Sobe e Desce
- Domingo: 5 x 1.5K Z4 + 2 x 4K Z3 + 6 x 400m Z4
Volume total semana de kms de corrida (122Kms)
Total desde início: 993 Kms

Leave a comment