Nova semana de carga finalizada e de que maneira!
A meio deste bloco de 3 semanas de carga, esta segunda semana foi um pouco diferente do normal.
Para já, foi feita com bom tempo, que foi coisa rara desde que comecei a treinar para Boston. Acho que desde Janeiro que não fazia pelo menos um treino, durante a semana, com mau tempo. Só por isso os ânimos sairam, certamente, redobrados.
Mas falemos então do trabalho propriamente feito. Focando nos treinos de intensidade, para quarta feira estava agendado um treino de zona 5, composto por 3 x 1200m + 6 x 500m. Ia um pouco reticente para este treino, já que nos últimos meses o foco tem sido maioritariamente zona 4, mas a verdade é que correu exemplarmente. Em ambas as distâncias andei sempre junto (ou até a) o limite mais alto de velocidade.
Durante o resto da semana foi feito trabalho de zona 1 e 2, com novo bi-diário na sexta-feira. Sábado finalmente voltei ao Monsanto, para 90’ de trail. Um bom regresso mas ficou claro que ainda há muita limpeza por fazer pós tempestade Martinho. Perdi conta ao número de árvores que tive de passar por baixo ou por cima.
Chegávamos assim ao Domingo, dia de prova, a meia maratona do Seixal. Sem qualquer tipo de descanso, o David pediu-me ainda para fazer 10Kms pré prova. Assim o fiz, a ritmo nem muito lento, nem muito rápido, ali pelos 4:30. Acabou por ser bastante positivo porque não conhecia, de todo, o percurso e assim consegui fazer o reconhecimento de uns 80% do mesmo.
Acabado este “aquecimento” foi vestir a camisola de alças, pôr o dorsal e calçar as pantufas de competição (AlphaFly 3) e entrar na caixa de partida. Para esta prova a ideia não era ir com tudo mas sim fazer uma coisa mais gerida: algo entre o ritmo de meia e o ritmo da maratona, pelos 3:50/km, com o objectivo de testar também a nutrição.
Apesar do calor (estava a ser o dia mais quente do ano, até então) e muito vento, a verdade é que aqueles 3:50/km estavam a sair fáceis. Se me distraia facilmente entrava nos 3:40 baixos. Para não me esticar procurei sempre ir com atenção ao ritmo e foi o que acabei por fazer durante quase toda a prova. Apenas nos últimos 3 quilómetros finais estiquei um pouco mais a passada (fiz estes últimos quilómetros abaixo dos 3:40) para cruzar a meta com um ritmo final médio de 3:46/km.
São, assim, excelentes indicadores para Boston. Ainda temos mais uma semana de trabalho de intensidade e depois, finalmente, começamos o tapering!
Semana #9/12:
- Segunda Feira: 60′ Bike Rolos
- Terça Feira: 80′ CCL + Reforço
- Quarta Feira: 3 x 1200m @ Z5 + 6 x 500m @ Z5
- Quinta Feira: 60’ CCL Z1 + Reforço
- Sexta Feira: 60’ CCL AM / 40’ CCL + Rectas PM
- Sábado: 90’ Sobe e Desce
- Domingo: 10Km + Meia Maratona do Seixal
Volume total semana de kms de corrida (119Kms)
Total desde início: 1112 Kms

Leave a comment