A CAMINHO DE BERLIM, DEPOIS DE UMA OPERAÇÃO! SEMANA #11

Semana de férias não foi decididamente semana de descanso! Antes pelo contrário, foi a semana com mais volume (e provavelmente acumulado) até agora.

A nível de planificação foi uma semana que acaboou por ser mais simples, já que só incluiu praticamente treinos de corrida já que reforço e bicicleta eram mais complicados de fazer no Algarve.

Já só de regresso a Lisboa consegui fazer um pouco de bicicleta, mais para desmoer e um ligeiro reforço, também com mais foco em alongamentos do que outra coisa.

O treino de qualidade foi ainda de “força” com 12 rampas e correu bastante bem! O resto da semana foi feita a rolar, sem grandes apontamentos.

Durante a semana no Algarve continuei a acusar um pouco a dor no calcanhar esquerdo, tal como referi no post da semana passada, o que com algum rolo e gelo, foi sendo gerível. Apesar de me doer a frio nunca me senti limitado durante os treinos. Já de regresso a Lisboa fui ver disto ao GFD e confirmou-se – o que já esperava – uma fascite plantar. O tratamento irá durar cerca de seis semanas sendo que a única limitação que tenho é a de não poder treinar no dia seguinte ao da fisioterapia. Um pouco chato porque assim dificilmente conseguirei fazer os 7 dias de corrida/semana mas não é critíco: opto por fazer bicicleta nesse dia e, assim, continuar a retirar algum trabalho positivo desse dia.

No Domingo, dia de longo, eram pedidos 110′ de corrida continua. Optei por começar cedo dado o calor que se esperava e senti-me confortável durante grande parte do treino, já que fiz a primeira 1h20 sempre a 4:25~4:30/km de maneira fácil e a travar. Nos últimos 30′ aumentei o ritmo mas aí senti-me, inesperadamente, bastante preso e com dificuldade. Acabei a cerca de 4:00/km mas com um esforço que não contava. Aponto várias causas para isto como um descanso algo deficiente e algum peso extra pós férias mas a principal foi provavelmente o de não ter feito massagem nessa semana. O volume e acumulado extra deixaram as pernas mais cansadas e a massagem acabou por fazer falta creio eu!

Semana #11:

  • Segunda Feira: 15K CCL
  • Terça Feira: 13K CCL
  • Quarta Feira:  25′ WU + 12 rampas (1′) + 25′ CD
  • Quinta Feira: 15K CCL
  • Sexta Feira: 50’ CCL
  • Sábado: Caminhada + 20′ Bike
  • Domingo: 110′ CCL + Reforço

Volume total de kms de corrida (94 kms)

Acumulado: 707 Kms