A CAMINHO DE BERLIM, DEPOIS DE UMA OPERAÇÃO! SEMANA #15

Semana com uma montanha russa de emoções, com momentos bem baixos e outros bem altos!

Como expliquei no final do post da semana passada, o treino longo não correu de feição. Além de um gel de cafeína que deu problemas o forte calor causou alguma desidratação inesperada. O que não contei foi que notei o peroneal (do lado esquerdo, o lado da cirurgia) algo dorido mas nada de preocupante.

No entanto o problema pareceu bem mais grave no dia seguinte. Tinha como objectivo rolar 60′ que acabaram por ficar reduzidos a 40′ e a ter de caminhar o resto do percurso até casa. A partir do km 5/6 a dor no peroneal voltou até que ficou impossível de correr. Há uns anos atrás tive uma lesão semelhante sendo que o problema era a cabeça do perónio bloqueada (tendo de ser mobilizada posteriormente).

O regresso a pé, a casa, foi bastante desmoralizador, não minto mas procurei não me deixar ir abaixo durante muito tempo. O resto do dia (estava de férias portanto tive bastante tempo!) foi passado a fazer gelo e a alongar. Felizmente isto pareceu ter sido suficente!

No dia seguinte fui – tentar – rolar 60′ e o problema pareceu debelado. Apesar de ainda sentir alguma tensão na zona consegui fazer os 60′ (com o último km um pouco mais rápido) o que foi definitivamente um boost de motivação.

Quarta-feira naturalmente seria dia de séries mas, com a micro-rotura ainda “fresca” e a questão do peroneal recente optei por ser mais conservador e fazer um treino menor estruturado. Assim, fiz cerca de 30′ minutos de aquecimento e depois uma pirâmide de 4′ / 3′ / 2′ / 3′ / 4′. Novamente nenhum dor em especifico (fora alguma tensão aqui e ali.)

Quinta fiz um treino a rolar sem qualquer questão a apontar e Sexta-feira voltei às séries a sério, com 4 x 6′, feitos na pista do Inatel. Fiz as duas primeiras de maneira mais conservador, de modo a testar a micro-rotura e, como me pareceu sólido, fiz as duas restantes a ritmo mais vivo (3’28” e 3’24”). Senti-me bastante bem e foi certamente um acréscimo de confiança para poder forçar o ritmo quando necessário.

Sábado foi dia de descanso e Domingo o objectivo era fazer 31 kms (o último km já em cooldown) na companhia da Rita e do Fábio. Para variar um pouco optámos por fazer um percurso A->B começando no Parque das Nações e acabando em Carcavelos. Este treino correu muito melhor que o da semana passada sendo que o ritmo pareceu sempre confortável q.b. Acabámos por fazer um ritmo médio final de 4:15 com os ultimos 2 quilómetros abaixo de 4 (o último abaixo de 3:50). Um excelente sinal!

E com isto só faltam 4 semanas!

Semana #15:

  • Segunda Feira: 40′ CCL
  • Terça Feira: 60′
  • Quarta Feira:  15K com séries em pirâmide
  • Quinta Feira: 60′
  • Sexta Feira: 30′ + 4 x 6′ c/ 3′ rec. + 10′
  • Sábado: —-
  • Domingo: 31Km

Volume total semana de kms de corrida (93 kms)

Total desde início: 1093 Kms