A CAMINHO DE BERLIM, DEPOIS DE UMA OPERAÇÃO! SEMANA #17

Última semana de carga completa!!

A 17a foi uma semana com alguma gestão mas que, ainda assim, incorporou treinos de qualidade com bastante volume!

Então a que se deveu a gestão? Como referi no post da semana passada, durante o longo senti o solear da perna direita bastante tenso e que, obviamente, não melhorou com 35kms em cima. Segunda-feira sentia a zona algo dorida e, por precaução, optei por fazer um treino mais curto (50′) com um ritmo bastante fácil. Terça-feira, já bem melhor, procurei ainda assim um ritmo fácil q.b. o que se revelou acertado.

Na quarta, dia de séries curtas (e após uma massagem) sentia-me muito mais solto e as séries, apesar de serem muitas (23 x 1′) sairam muito bem. Fi-las todas a bom ritmo e sem acusar muita fadiga. O único ponto menos positivo foi que senti alguma dor junto à cicatriz da operação (principalmente na zona do psoas íliaco) mas é algo que tenho notado sempre que é feito algum esforço maior e fora do normal (o que nestas semanas tem sido recorrente..).

Quinta rolei a ritmo confortável novamente (o psoas não acusou grande coisa!) e sexta veio novo dia de séries, desta vez longas, com 8 x 4′. Procuro sempre fazer uma espécie de progressivo nestas séries longas, com ritmos mais calmos nas primeiras repetições e aumentar progressivamente a velocidade sendo que consegui andar a ritmos superiores ao do treino de 6 x 4′ da semana anterior. Não senti qualquer tipo de limitações nem dores (fora as habituais mazelas) o que foi também extremamente positivo. Uma nota curiosa é que experimentei, pela primeira vez, tomar um pré-treino. Sinceramente não sei se ajudou ou não (mal não me caiu, o que já é um começo!) e acho que só conseguirei dar uma opinião concreta depois de o experimentar mais vezes.

Sábado foi dia de descanso (sempre com uma caminhada) e Domingo tinha na agenda 30kms. Como tem sido costume fi-los na companhia da Rita (que tinha 34 para fazer) e saiu novamente um treino muito interessante, com média final de 4:12. A parte inicial foi mais calma e no retorno aumentámos progressivamente o ritmo sempre de forma natural e confortável. Não senti desta vez os gémeos a acusarem nada e mesmo o psoas, ainda que tenha sentido algum desconforto, foi mínimo e não beliscou em nada o treino.

Não tenho abordado muito o tópico ultimamente mas continuo sem abdicar dos treinos de bicicleta (geralmente 3 por semana) e de reforço. O reforço tem ficado menos “pesado” nas ultimas semanas e o segundo treino da semana, ainda que inclua exercicios de força também passa muito por alongamentos e mobilidade.

Termina assim a última semana de carga. Durante os 15 dias que faltam até à prova será feita ainda alguma qualidade mas sempre com o volume de treino a reduzir.

Semana #17:

  • Segunda Feira: 50′ CCL + 20′ Bike (PM)
  • Terça Feira: 14K CCL + Reforço)
  • Quarta Feira:  30′ + 23 x 1′ c/ 1′ rec. + 10′ + 20′ Bike (PM)
  • Quinta Feira: 60′ + Rectas + Reforço
  • Sexta Feira: 20′ + 8 x 4′ c/ 3′ rec. + 20′ + 30′ Bike (PM)
  • Sábado: Caminhada
  • Domingo: 30Km + Caminhada

Volume total semana de kms de corrida (106 kms)

Total desde início: 1312 Kms

Extra:

Para esta semana realço o canal (e uma atleta) que me deram a conhecer recentemente: Phily Bowden. Esta rapariga corre a maratona em 2h29 e tem um canal de youtube (e instagram) extramamente engraçado e com bastantes dicas interessantes. Recomendo!