A CAMINHO DE BERLIM, DEPOIS DE UMA OPERAÇÃO! SEMANA #18

Em contagem decrescente para a maratona, a semana 18 já levou um corte no volume e na intensidade dos treinos, no sentido de dar algum descanso ao corpo e para que tudo esteja afinado para o grande dia!

Sendo assim, e como já é habitual, segunda e terça feira foram dias a rolar, a ritmo bem fácil, para recuperar do longo de 30kms do Domingo anterior que, felizmente, não pareceu fazer grande mossa. Tenho sentido, como referi no post da semana passada, algum desconforto na zona do psoas-ilíaco (junto ao local da cicatriz) mas nada de muito relevante nem que afete de algum modo o treino.

Quarta-feira, dia de séries curtas, pediu 12 x 1′ que sairam muito bem e com boas sensações!

Quinta-feira, novo dia a rolar, consistiu em 60′ na companhia do Vitor que passaram bem rápido (e a bom ritmo!) não fosse o treino todo passado a conversar 🙂

Na sexta-feira foi o ultimo dia de séries longas, com 4 x 4′ e que aproveitei para voltar a calçar os Vaporfly Next%2. São os tenis que uso nas provas (especialmente na maratona) e já não os calçava desde a minha participação no GP de Monte Real (dia de boas memórias!). Queria, assim, fazer um pequeno teste com eles para perceber se ainda estava tudo em conformidade. E estava, fiz as séries a ritmo bem vivo (mas sempre sem sentir que estava a forçar) e ainda acabei por sacar um PB ao quilómetro (3’11’) o que foi certamente inexperado mas muito bem vindo!

No Domingo chegava assim o último longo, de 20kms. Para aproveitar o contexto da Corrida do Tejo combinei com a Rita (ela tinha um pouco mais kms para fazer) começar em Carcavelos (junto à chegada da prova) e fazer 10kms para Algés e regressar, fazendo os restantes 10kms, já no contexto da prova. E assim foi, sempre a ritmo controlado para lá e com o regresso um pouco mais mexido. É de referir que a meterologia do dia não foi de todo favorável (com forte vento contra e periodos de chuva muito intensa) o que não facilitou a parte final mas, ainda assim, foi feita confortavelmente.

Como fiz este treino numa unica actividade do relógio confesso que nem me apercebi do tempo que fiz na prova em si e só já durante a tarde, depois dos resultados sairem, é que consegui ver que foi na casa dos 41 minutos. Algo que há um par de anos seria para mim inimaginável fazer numa corrida isolada e que agora, em treino e depois de já ter feito 10kms, saiu de maneira muito fácil. São nestes detalhes que é possível perceber a evolução que existe ano após ano.

Termina assim a penultima semana de treinos. A próxima terá ainda menos volume e, esperemos, seja livre de peripécias! Conto fazer uma entrada no blogue ainda Sábado, antes da maratona, para contar como correu tudo até lá 🙂

Semana #18:

  • Segunda Feira: 60′ CCL + 20′ Bike (PM)
  • Terça Feira: 14K CCL + Rectas + Reforço
  • Quarta Feira:  30′ + 12 x 1′ c/ 1′ rec. + 10′ + 20′ Bike (PM)
  • Quinta Feira: 60′ + Reforço + Massagem
  • Sexta Feira: 20′ + 4 x 4′ c/ 3′ rec. + 20′ + 30′ Bike (PM)
  • Sábado: Caminhada
  • Domingo: 20Km (contexto Corrida do Tejo) + Bike

Volume total semana de kms de corrida (91 kms)

Total desde início: 1403 Kms

One Reply to “A CAMINHO DE BERLIM, DEPOIS DE UMA OPERAÇÃO! SEMANA #18”

Comments are closed.