Road to Chicago – Semana 2

Semana dois fechada! Treze pela frente.

Esta segunda semana, tecnicamente, foi muito idêntica à anterior, passando apenas pelo aumento do volume de quilómetros.

Os 2 treinos de recuperação mantiveram-se inalterados: um com 60’ básico e outro na sexta com parte do percurso feito na areia da praia.

O treino de força, novamente em Monsanto, passou de 70’ para 80’ o que só por si não seria nada de mais. O dia revelou-se no entanto extremamente quente (~33°C) pelo que ritmo imposto no treino não foi tão bom quanto o desejado. Quero aqui realçar a importância extrema da hidratação em dias como estes. A desidratação é um dos factores que mais impacta a performance pelo que é essencial repor frequentemente o líquido que se perde na transpiração. Apesar da serra ter alguns bebedouros em pontos estratégicos não abdico de levar uma garrafa sempre comigo.

Por fim, no Domingo, fiz ainda o habitual treino longo, desta vez para 100’ (face aos 90’ da semana anterior). Queria apontar para um ritmo semelhante ao primeiro longo (4:45-4:50) mas desta vez, com o objectivo de poder carregar na fase final e fazer um progressivo digno de nome, fiz questão de começar um pouco mais lento e acelerar aos poucos a cada km. 

Novamente a começar em Cascais lá fui em direção ao Guincho, 50’ para lá e 50’ para cá, usando um único gel pouco antes do retorno. Graças a uma melhor gestão do esforço (e a um dia um pouco mais fresco) consegui fazer um retorno muito mais forte do que no outro longo, mesmo com as subidas, com os últimos parciais a rondas os 4:30. Satisfatório!

No fim nada como pôr as pernas de molho, na praia, para uma crioterapia improvisada!

Resumindo, uma semana bem sucedida e com boas sensações. Venha a próxima!

PS: Na semana passada mencionei que iria abordar o tema do reforço muscular mas, por restrições de tempo, tal não será possível para já! Creio já ter alguma coisa alinhada para a semana 3.

Resumo da semana:

  • 2ª Feira – 60’ Fáceis (11,3 Kms) + Massagem Desportiva
  • 3.ª Feira – Reforço Muscular
  • 4ª Feira – 80’ Rampas Monsanto (16,13 Kms)
  • 5ª Feira – Reforço Muscular + Natação
  • 6ª Feira – 60’ Fáceis c/ treino areia (11,39 Kms)
  • Domingo – 100’ Moderado (20,94 Kms)

Total Semana: 59,7 Kms

Total Treino: 115,7 Kms