Saucony Ride 16

Sou confesso fã da linhagem Ride, da Saucony, já há largos anos e têm sido o meu modelo de eleição para os treinos lentos. Assim, não poderia deixar de experimentar o novo modelo e perceber que vantagens, e desvantagens, trazem façe à geração anterior.

O primeiro impacto é a sua parecença face aos Ride 15, especialmente na sola e na entresola. Depois o que se nota é o peso. O seu aspecto transmite uma sensação que deverão ser mais pesados do que realmente são (são mais leves que uns Nike Pegasus por exemplo) o que é uma surpresa bastante agradável.

Sola

A sola dos Ride 16 mantém-se virtualmente inalterada face ao dos 15. É composta por borracha XT-900 estratégicamente colocada sendo que a restante porção do solado é basicamente a meia-sola exposta.

Nunca senti problemas de aderência com os Ride 15 e mesmo em alcatrão molhado a experiência foi sempre positiva e sem qualquer tipo de escorregadelas. A durabilidade é também ela muito boa. Já levo cerca de 200kms neste modelo e ainda não apresentam qualquer sinal de desgaste. Assumindo as semelhanças face às gerações anteriores creio que é seguro esperar que a sola aguente facilmente 900kms ou mais.

Meia Sola

À semelhança da sola, também a meia sola é em tudo semelhante à geração anterior. É composta pelo material proprietario da Saucony, a PWRRUN que há primeira sensação pode parecer algo amorfo, especialmente comparado com os inumero modelos que hoje em dia com placas de carbono, nylon entre outros.

A sua firmeza é também notória e, nos primeiros quilómetros, algo exagerada até. Só após um ou dois treinos é que o material se torna mais maleável e confortável. Esta firmeza tem as suas nuances: acaba por providenciar alguma estabilidade ao pé mas tem o senão de não ser muito responsiva. Ainda assim, e curiosamente até, parece absover bem o impacto de cada passada o  que é certamente bem vindo.

Por fim há a realçar a parte frontar da meia sola e o seu “ângulo de ataque”. Não sendo demasiado exagerado consegue ainda assim permite rolar bem a passada no momento de toe-off.

Topo

Um dos grandes pontos a favor destes Ride é o conforto que sentimos ao calça-los. Têm um revestimento bastante acolchoado o que faz com que parece que estamos a calçar um segundo par de meias! Zonas como o calcanhar e a lingua do sapato são também elas muito almofadadas e, assim, mesmo em treinos mais longos, nunca se tornam desconfortáveis.

A zona dos dedos é larga q.b. e o próprio material aí consegue continuar confortável e, acima de tudo, respirável. Seguindo a mesma idealogia, a zona da lingua é também ela bastante almofadada e, mesmo em treinos mais longos, nunca senti desconforto nessa nem em qualquer outra zona do sapato.

Resumo

O Saucony Ride 16 é, na minha opinião, uma excelente escolha para treinos a rolar confortável. Depdendendo do ritmo, e devido à sua versatilidade, poderá também ser a escolha única para alguém mais iniciado e que não pretenda gastar muito dinheiro e ter mais que um par de sapatos de corrida. 

O conforto é uma das suas caracteristicas mais relevantes bem como a durabilidade da sola. A nível de tamanho, e pela minha experiencia pessoal, parecem estar na média das restantes formas/modelos não devendo ser necessário escolher números acima ou abaixo.

A maior desilusão acaba por ser a pouca – ou quase inexistente – inovação pelo que a escolha entre o modelo 15 ou 16 acaba por ser principalmente a nível estético (ou de preço).

Características Técnicas

  • Pronação: Passada neutra
  • Amortecimento: Médio
  • Tipo: Estrada, Pista
  • Resistente à água: Não
  • Drop: 8mm
  • Calcanhar: 35mm/Frente: 27mm
  • Peso:  250 g