Saucony Endorphin Speed 3

Uso Saucony há largos anos mas sempre a tender para a linha Ride, optimizados para rodagens mais lentas. Recentemente comecei a procurar uma alternativa para os treinos longos e, quiçá, séries longas, e estes Endorphin Speed 3 – com placa de nylon – pareceram-me uma opção interessante.

O primeiro impacto prende-se com a sua leveza, conforto e responsividade. Vamos então ver o que têm a oferecer. 

Sola

A sola destes Speed 3 parece apresentar uma durabilidade razoável. Com cerca de 100 quilómetros feitos o desgaste apresentado é mínimo o que é um bom presságio. A seu tempo, e quando já tiver uma rodagem mais alta neste modelo, tratarei de actualizar o artigo.

Ao nível da aderência fiquei desapontado já que a mesma, em piso molhado, deixa a desejar. Fiz uma prova de 10 quilómetros, à chuva, e nunca me senti verdadeiramente confiante, quer nas subidas, quer nas descidas e principalmente nos retornos, que tive sempre de fazer “em pézinhos de lã”.

Meia Sola

É na meia sola que os Endorphin Speed 3 brilham e é o que verdadeiramente “faz” este modelo.

Composta por um material denominado de PWRRUN PB Foam e que incluem no seu interior uma placa, não de carbono, mas sim de nylon, transmitem logo desde início uma elevada resposta e leveza na passada.

Adicionalmente, o seu formato “rocker” promove uma melhor transição da passada e um toe-off muito confortável e natural.

Senti ainda uma estabilidade inesperada, pelo menos comparado com a instabilidade que sinto nuns Vaporfly, muito provavelmente devido a diferença entre o nylon e o carbono e uma espuma um pouco mais rija e a uma base mais larga. Como referi inesperado mas muito bem vindo, num modelo que será para usar num maior volume de treino.

Topo

A parte superior dos Endorphin Speed 3 foi uma agradável surpresa. A primeira impressão, antes de os calçar, era que o material parecia demasiado fino e pouco almofadado, levando uma componente de conforto algo descurada. Não podia estar mais errado! O conforto é mesmo muito aceitável – especialmente num modelo mais virado para a performance – e nunca senti qualquer problema com eles, quer em ritmos de prova quer em longos de 30 a 35 quilómetros. 

A lingua nunca me incomodou e o lockdown dos atacadores sempre me deixou confiante para acelerar. 

A toe box também me parece larga q.b. e, pelo menos no meu caso, nunca me causou qualquer tipo de bolhas e/ou desconforto.

Resumo

Como referi no início, o objectivo com estes Endorphin Speed 3 seria principalmente para fazer treinos longos, já que procurava um calçado menos taxativo quando comparado com os Nike Pegasus 40 que tinha vindo a utilizar. Até agora têm cumprido na perfeição! Além de serem bastante confortáveis a sua placa de nylon permite imprimir ritmos mais elevados com relativa facilidade. Tornam-se assim, a meu ver, também uma excelente opção para treinos de qualidade de maior duração.

Não estão ao nível de outros modelos com placa de carbono o que não só é expectável como, pessoalmente, bem-vindo. Quando calço modelos com placa de carbono, em dias de prova, gosto de sentir aquele “boost” extra que de outra maneira, não iria notar.

A sua leveza e conforto são também de notar e creio que estes Speed 3 acabam assim por ser uma excelente opção que, devido à sua versatilidade, podem ser usados numa multitude de treinos. 

A pouca aderência, em piso molhado, foi o único ponto negativo que até agora lhes tenho a apontar. Fora isso posso dizer com confiança que estou satisfeito com este modelo e têm sido dos mais “divertidos” de usar dos últimos tempos!

Características Técnicas

  • Pronação: Passada neutra
  • Amortecimento: Médio
  • Tipo: Estrada, Pista
  • Resistente à água: Não
  • Drop: 8mm
  • Calcanhar: 35mm/Frente: 27mm
  • Peso:  229g