Análise – Saucony Freedom ISO 2

A curiosidade em experimentar os novos Saucony Freedom ISO 2 era muita, já que a versão anterior é um dos meus calçados de eleição para os treinos longos e/ou de recuperação.
A impressão inicial ao calça-lós é o quão confortáveis são – bem mais que o modelo anterior – parecendo que se está a calçar uma meia. Isto acontece principalmente devido ao novo material superior em malha, denominado FLYKNIT que, pela sua alguma elasticidade, se faz muito bem ao pé. São ainda ligeiramente mais pesados que o modelo anterior mas a diferença é niglegenciável.

Parte superior

Como referi a parte superior dos Freedom ISO 2 é agora composta por uma nova mesh, denominada FLYNIT, que não só é bastante respirável e durável como transmite uma sensação de conforto muito boa. Conta também com reforço nas zonas mais flexíveis o que, mais uma vez, é um factor essencial na durabilidade dos mesmos. A zona traseira, apesar de ser mais alta, é bem almofadada não causando, assim, qualquer tipo de desconforto.
O contraforte é menos rijo que o modelo original o que faz com que o calcanhar não fique tão bloqueado como seria desejável. Nada que não se corrija apertando adequadamente os atacadores.

É também de realçar a toe box mais larga. Este era um dos meus maiores problemas com o modelo anterior, já que sempre senti o pé um tanto ou quanto apertado, e este problema foi totalmente resolvido nos Freedom ISO 2.
Ao nível do tamanho parecem estar alinhados com o tamanho doutros modelos da mesma marca ou de outras pelo que não haverá, à partida, qualquer problema aí.

Por fim, esta nova iteração apresenta um leque mais variado de cores. Aqui a opinião é mais pessoal mas gostei bastante dos vários jogos de cores disponíveis.

Meia Sola

Os Freedom ISO 2 contam com um drop de 4mm e 22mm e 18mm de altura atrás e à frente respectivamente (3mm de altura mais alta que o primeiro modelo). É inteiramente composta por EVERRUN que fornece um óptimo amortecimento não descurando ainda assim da reactividade, que se pode considerar aceitável para o propósito do modelo.
O aumento da altura da sola, aliado ao seu amortecimento, faz com que não seja um modelo propriamente estável não sendo,assim, o mais indicado para pronadores ou supinadores exagerados (a não ser se usado palmilhas adequadas).

Sola

A sola apresenta, nesta iteração, uma maior altura de borracha o que abona na questão da durabilidade. O modelo anterior, aos 400 kms, apresentava já alguma desgaste enquanto que estes ainda se encontram em óptimas condições, para a mesma quilometragem. A sola apresenta ainda um design “todo-o-terreno” e sulcos maiores promovendo a tracção em terrenos mais acidentados ou molhados.

Resumo

Os Freedom ISO 2 são os meus ténis de escolha para os treinos a ritmo fácil. Para treinos a ritmo mais forte já não são os mais adequados devido ao amortecimento que a meia sola providencia.

Poderão também ainda ser indicados para treinos longos sendo que o seu baixo drop não os tornam num candidato automático para todas as pessoas (uma boa flexibilidade ao nível do tornozelo será, à partida, bem vinda).
Se procura uns ténis para aqueles treinos mais fáceis ou se ainda não imprime um ritmo muito rápido os Freedom ISO 2 serão certamente uma óptima escolha.

Caracteristicas Técnicas (saucony.com):
  • Pronação: Neutra
  • Amortecimento: Alto
  • Tipo: Estrada, Pista
  • Arco: Alto, Normal
  • Resistente à água: Não
  • Drop: 4mm
  • Calcanhar: 22mm/Frente: 18mm
  • Peso:  258 g.