ASICS DS-Trainer 26

Os ASICS Gel-DS Trainer 26 foram a minha escolha para substituir os meus – já muito gastos – New Balance 1500v6, como sapato de eleição para os dias de séries.

Procurava algo que os New Balance me ofereciam e que cada vez é mais raro de se ver: um modelo leve, com uma plataforma baixa e que ofereça ainda um ligeiro controlo de pronação.

Não tenho nada contra modelos com sola mais alta, com placa de carbono (não fossem os Vaporfly o meu modelo de eleição para tudo o que é prova), mas para treino continuo a preferir sapatos mais simples e baixos e estes GEL-DS Trainer 26 foram de encontro ao que procurava.

Sola

A sola é composta quase na totalidade por borracha com bastante profundidade o que se deverá traduzir – espero eu – numa elevada longevidade da mesma. A mesma é pautada pelo sistema de torção da ASICS que providencia o referido controlo de tracção. Este sistema passa quase despercebido durante o treino mas é bastante bem vindo para alguém que é pronador, especialmente num sapato cujo objectivo são andamentos mais elevados.

A nível de aderência, fiquei algo desiludido. Antes de os comprar li diversas análises e muitas fazia referência à elevada aderência deste modelo mas, até agora, não foi essa a minha sensação. Até agora os treinos que fiz com eles foram sempre à chuva e, tendo em conta a borracha da sola, não achei a aderência espetacular. Após uns quantos treinos notei melhoria mas ainda assim esperava um pouco desta sola.

Meia-Sola

A meia sola destes GEL-DS Trainer é composta pelo material FlyteFoam da ASICS e, fugindo ao que é normal hoje em dia, tem uma altura relativamente contida. Incorpora – em conjunção com a sola – o sistema de controlo de estabilidade mas que nunca se sente a interferir em demasia com a naturalidade da passada.

Apesar da sua baixa altura pareceram-me bastante confortáveis e capazes de absorver o impacto de maneira bastante capaz. Em contrapartida não é uma sola muito responsiva e não tem aquele efeito mola já comum em modelos com um stack height maior. Pedem um pouco mais do seu utilizador e dão um bom feeling do piso o que, a meu ver, são pontos bastante bem vindos para um sapato para séries.

Ainda assim a sola é flexível q.b. o que também facilita a transição da passada.

Um ultimo ponto a referir é que sempre me pareceu que a parte mais traseira  da sola já é mais amorfa e demasiado mole pelo que poderá ser um ponto a ter em conta para os atletas que aterrem muito com o calcanhar (ou idealmente será corrigir essa passada!)

Topo

A parte superior é feita de uma espécie de malha o que lhe acaba por conferir uma quase sensação de meia. É bastante leve e, dada a sua flexibilidade, molda-se e fecha-se suficientemente bem em torno do pé.

Acaba também por ser um material bastante respirável mas não o mais indicado para tempo frio e/ou principalmente chuvoso já que não é, de todo, impermeável.

Ao nível do calcanhar, nunca o achei intrusivo e sempre prendeu bem aquela zona. 

Terminando pela zona mais superior, a lingua é bastante fina mas nunca desconfortável. Relativamente aos atacadores, não tenho grande coisa a apontar. São feitos de um material com atrito suficiente para nunca ter achado que se podiam desapertar a meio de um treino.

Resumo

Até à data estou bastante satisfeito com esta compra e os GEL-DS Trainer 26 têm satisfeito o propósito bastante bem. 

São leves e ao mesmo tempo confortáveis o que se ajusta à perfeição para o que procuro para treino intervalado. Fazem-se bastante bem ao pé e senti sempre segurança na passada, com o calcanhar sem mexer.

A sua leveza e baixo stack podem não ser, no entanto, os mais adequados para a toda a gente já que alguém com um peso mais elevado poderá necessitar de um maior amortecimento, coisa que este modelo não oferece.

A nível de tamanho parecem-me ser uma forma de tamanho real. Calço normalmente o 43 e estes são o 43 1/2 (que é o tamanho mais próximo que a ASICS faz).

Características Técnicas

  • Pronação: Ligeiro controlo de pronação
  • Amortecimento: Médio
  • Tipo: Estrada, Pista
  • Resistente à água: Não
  • Drop: 8mm
  • Calcanhar: 28mm/Frente: 20mm
  • Peso:  214 g