42º Grande Prémio de Atletismo do Desportivo Monte Real

No âmbito do Troféu de Atletismo de Cascais, realizou-se no passado Domingo o Grande Prémio de Atletismo do Desportivo Monte Real, tendo sido a minha primeira participação e com a qual não podia estar mais satisfeito.

Desde o inicio desta minha, ainda curta, ingressão pela corrida que tinha alguma curiosidade por estas provas mais pequenas, de freguesia e perto de casa. Aconteceu ainda nunca ter participado numa, fosse por choque com outras provas ou pela pandemia que nos congelou tudo durante dois anos. No entando desde que o Troféu regressou ao activo fiquei de olho no calendário de provas e acabei por seleccionar o GP de Monte Real pela proximidade a casa e por conhecer relativamente bem o percurso. Um pequeno aparte é que achei (muito provavelmente por só estar habituado a provas de dimensão maior e, consequentemente, orçamentos incomparavelmente maiores) o processo inscrição algo confuso. Só após algumas chamadas e emails para a Câmara de Cascais é que percebi que estava, realmente, inscrito na prova.

Como referi no relato da Meia Maratona de Cascais, senti que ainda estava algo pesado e usei, assim, esta prova como motivação para melhorar o foco na nutrição. Acabei por perder já cerca de 3 quilogramas e situo-me agora nos 66kgs. Ainda não é o ideal mas já esteve mais longe… Quanto ao treino em si, foi também bastante intensivo, especialmente no que toca a séries, com treinos como 10 x 1Km e 12 x 800ms. Só a última semana foi mais leve, com uns 8 x 300m. Curiosamente foi com esse treino que me estreei na pista do Monte da Galega na Amadora, a convite do Vitor Oliveira (que além de excelente atleta tem um blog muito interessante). Pista com grande qualidade (onde só o vento pode estragar os planos) e, acima de tudo, grátis!

O dia de prova acordou bastante cinzento e com alguma chuva o que não era o mais animador para quem quer correr rápido. Salvava-se o facto de estar fresco o que iria certamente ajudar. Dada a meteorologia acabei, e apesar da proximidade, acabei por levar o carro para mais próximo da partida para assim poder melhor gerir aquecimentos e tudo mais. Cheguei cerca de 1h30 antes da partida (marcada para as 11h) para recolher o dorsal e ver também as provas anteriores, dos escalões mais jovens. Desta vez não havia ponto de encontro com o GFD Running: sendo a prova para federados fui como individual. Adicionalmente também tive o meu pai a acompanhar-me o que foi uma ajuda adicional: não só com o equipamento como também numa motivação extra para a prova (e como fotógrafo de serviço!).

Com cerca de meia hora para a partida, fui equipar-me e começar a aquecer. Procuro sempre fazer no mínimo 2 a 3 quilómetros de aquecimento e sendo esta uma prova relativamente curta (7,6 kms) era essencial aquecer bem, preferencialmente com rectas no fim, para conseguir sair logo rápido.

Um pormenor que achei curioso – provavelmente pelas menores dimensões da prova – foi o facto de outros atletas me terem questionado sobre qual era o meu escalão. Ainda antes da corrida arrancar já se começa a ver que posições eram possíveis fazer!

Com cinco minutos de sobra para o arranque fui então para a linha partida de modo a começar o mais à frente possível. Às onze em ponto a prova começou e segui com o grupo da frente (coisa totalmente alienígena para mim…) num total de 8 a 10 atletas. O grupo manteve-se relativamente compacto até meio da primeira volta (a prova consistia num percurso de duas voltas, sendo que a primeira metade de cada volta tinha um desnível ligeiramente positivo, sendo o retorno a descer), num ritmo moderado (~3:30 min/km).

No retorno, com a – ligeira – descida, os dois atletas da frente (Bruno Sabido do Desportivo de Monte Real e o Rui Alves d’Os Galgos) aceleraram o que acabou por baralhar as coisas. Em pouco menos de 500m caí para sexto. Rapidamente percebi que os dois atletas da frente estavam noutra liga mas nunca perdi muito terreno para os restantes três, aproximando-me inclusive de dois deles. Acabei por finalizar a primeira volta já junto do 5º e 4º lugares e com o 3º na mira.

Como referi no post anterior, costumo conseguir subir bem e então sabia que, se queria chegar ao 3º lugar, tinha de dar tudo na primeira metade até ao retorno (sempre a subir) e assim foi. Fui sempre aproximando-me do atleta à frente e, nem de propósito, colei-me a ele exactamente no retorno. Faltavam agora cerca de 2 quilómetros, quase sempre a descer, e tinha de tomar uma decisão: seguia junto ou tentava ir já para a frente.

Sendo que, naturalmente e depois do esforço da subida, já ia em esforço optei por me manter junto dele já que, assim, acabávamos por nos ajudar um ao outro (especialmente nas zonas de maior vento). Adicionalmente percebi também que ele estaria 2 ou 3 escalões acima de mim e, sendo assim, era provável que nos últimos 500 metros (novamente um pouco a subir) eu tivesse mais velocidade para ir embora. Era um risco, claro, mas pareceu-me a hipótese com mais probabilidades de sucesso.

E assim foi, seguimos juntos durante o regresso, quase sempre lado a lado, até que a algumas curvas do fim acelerei e nem quis olhar para trás. Felizmente deu resultado e acabei por ficar em 3º da geral e 2º do escalão sénior, com uma média final de 3:29 min/km. O desejado primeiro pódio!!

Após cumprimentar os outros atletas fui procurar o meu pai para celebrar este pequeno – mas grande para mim – feito! A prova decorreu ainda durante cerca de 20/30 minutos o que me deu tempo para trocar de roupa e descansar um pouco. Chegou então a altura da entrega dos prémios e, com natural sensação de estranheza, ouvi chamar o meu nome para o escalão sénior. É excelente receber este tipo de validação – ainda que numa prova de dimensão muito reduzida – numa coisa que me dá tanto gosto fazer. É, decerto, um boost enorme para os meses duros de treino que aí vêm.

Queria também realçar o gosto com que vi bastante gente a apoiar esta prova. É certo que, sendo uma prova de freguesia na qual participam uma série de equipas do concelho, exista uma maior proximidade com os atletas mas ainda assim registei com bastante agrado esta força extra não só na zona de partida/chegada como também na restante extensão do percurso.

E é este o resumo do GP de Monte Real. No próximo mês em principio deverei participar em duas provas, uma delas mítica em Portugal, pelo que brevemente estarei de volta aqui ao blog. Até lá!