Nike AirZoom Pegasus 40

A assinalar os 40 anos deste famoso modelo da Nike são lançados, em 2023, os Nike Pegasus 40.

Face ao marco dos referidos 40 anos, eram esperadas novidades mas, infelizmente, a Nike optou por introduzir apenas alterações muito ligeiras face ao modelo do ano transacto. Vamos por partes:

Sola

Em tudo idêntica à sola do modelo do ano passado é, por ventura, um dos pontos mais fortes destes Pegasus. Demonstram extrema durabilidade e acredito que possam facilmente fazer mais de 1000kms (se a meia-sola se apresenta em boas condições até lá, isto é outra história)

A nível de aderência, com o seu já famoso design em format waffle, são também impecáveis, mesmo em superficies molhadas.

Meia-Sola

A par da sola, a meia-sola também não sofreu alterações face aos Pegasus 39. Apesar de pessoalmente ser um material com um feeling que me agrada admito que já revela algo ultrapassada quando comparado com as ofertas da concorrência (ou mesmo alguns modelos da Nike como os Pegasus Turbo ou os recentes Invincible, com material ZoomX).

Esta meia-sola, com material react que envolve as famosas bolsas zoom air é algo “amorfa” e firme q.b. sendo pouco reactiva. Hoje em dia existem uma série de modelos, mesmo sem placa de carbono, que oferecem um retorno de energia bem maior.

Porque é que eu digo que gosto então do feeling destes Pegasus 40 (e consequentemente dos 39, visto serem iguais neste aspecto)? Não sendo um atleta muito pesado (64/65kgs normalmente) nunca senti necessidade de muito amortecimento e de solas demasiado moles. Perco alguma reactividade e retorno de energia mas em contra-partida os ténis acabam por ser mais estáveis o que é algo que valorizo bastante.

Nos últimos anos tenho gostado de usar os Pegasus em treinos mais longos onde quero imprimir algum ritmo. A sua sola um pouco mais firme e mais estável, para o meu estilo de corrida, têm sido parceiros ideais para o objectivo pretendido.

Topo

A parte superior é, definitivamente, onde se encontram as novidades. Por um lado o tecido usado é mais respirável e com alguma elasticidade o que contribui para um maior conforto. Em paralelo o sistema de “flywire” (basicamente o que guia os atacadores ao longo da parte superior) foi redesenhado com o intuito de promover um maior “abraçar” do pé. Para ser sincero não notei diferença aqui.

Referir também a zona do calcanhar: inalterada face ao modelo 39 mas ainda assim totalmente capaz. Nunca senti o calcanhar a fugir e, devido ao desenho desta zona, também nunca tive problemas acabar com o calcanhar raspado.

Resumo

Os Nike Pegasus 40 deixam um sentimento agridoce. São definitivamente “pau para toda a obra” mas não brilham em nenhum aspecto em particular. Confortáveis e estáveis (para um modelo neutro) são no entanto algo amorfos nas restantes características. A falta de inovação nos últimos anos tem sido algo desapontante particularmente face ao que os rivais estão a oferecer (e especialmente tendo em conta o que a Nike tem inovado nos últimos anos, com os modelos de placa de carbono).

As diferenças (ou falta delas) entre os Pegasus 40, 39 e 38

Sendo assim, não é definitivamente um modelo que não recomendo mas pode ser interessante olhar para outras alternativas! (Quem sabe os Pegasus 39, que deverão estar a um preço bem mais convidativo).

Características Técnicas

  • Pronação: Passada neutra
  • Amortecimento: Médio
  • Tipo: Estrada, Pista
  • Resistente à água: Não
  • Drop: 10mm
  • Calcanhar: 33mm/Frente: 23mm
  • Peso:  266 g

2 Replies to “Nike AirZoom Pegasus 40

Comments are closed.