Mais uma semana no bolso e com tudo, por enquanto, a correr como planeado!
Tenho procurado fazer tudo de forma muito incremental e cuidada: não só aumentando de forma gradual a quilometragem bem como acrescentando elementos de velocidade faseadamente. Nesse espírito, esta semana, comecei (voltei) a fazer rectas no fim de alguns treinos, com o objectivo de começar a estimular a musculatura e o sistema nervoso de maneira diferente.
Tal como tem sido recorrente, tenho também insistido muito na bicicleta estática e, no ginásio, tenho dado grande foco ao core e, para o treino de pernas, tenho sempre feito bastantes exercícios unilaterais. Isto tem um objectivo duplo já que não só treina o equilibrio como também procura colmatar lacunas musculares que surgiram na perna esquerda no período pós operatório.

Relativamente aos treinos em, além das rectas, esta semana já acrescentei um dia de treino de corrida adicional e, no Domingo, o treino longo já foi de 80′ e com sensações mais positivas. O ritmo ainda não foi nada de especial (4:50/km) mas o batimento cardíaco, seguindo a tendência das últimas semanas, já se encontra mais baixo e perto de valores “normais”.
Semana #3:
- Segunda Feira: 8K CCL + 4 Rectas
- Terça Feira: 30’ bike + reforço muscular
- Quarta Feira: 60’ CCL + reforço muscular
- Quinta Feira: 40′ CCL + 20′ bike + massagem desportiva
- Sexta Feira: 40’ CCL + 30′ bike
- Sábado: Caminhada
- Domingo: 80′ CCL + Reforço Muscular
Volume total de kms de corrida (54 kms)
Queria aproveitar a oportunidade de parabenizar o meu amigo Vítor (@aquelequegostadecorrer) por se ter tornado, após uma primeira metade do ano bastante tumoltuosa, bi-campeão regional de estrada no passado Sábado! 🏆
Extra:
Para estes posts semanais não se tornarem demasiado repetitivos (já que a corrida, naturalmente, assim o é) sempre que se justificar deixarei aqui algum artigo ou video que vi durante a semana e que me pareceu interessante. Esta semana deixo uma mini-reportagem sobre o treino de reforço muscular do Cam Levins, um canadiano que recentemente correu 2h5m36s na maratona de Tóquio e se tornou no norte-americano mais rápido de sempre na distância! Realço o trabalho unilateral que é feito!