A CAMINHO DE BERLIM, DEPOIS DE UMA OPERAÇÃO! SEMANA #3

Mais uma semana no bolso e com tudo, por enquanto, a correr como planeado!

Tenho procurado fazer tudo de forma muito incremental e cuidada: não só aumentando de forma gradual a quilometragem bem como acrescentando elementos de velocidade faseadamente. Nesse espírito, esta semana, comecei (voltei) a fazer rectas no fim de alguns treinos, com o objectivo de começar a estimular a musculatura e o sistema nervoso de maneira diferente.

Tal como tem sido recorrente, tenho também insistido muito na bicicleta estática e, no ginásio, tenho dado grande foco ao core e, para o treino de pernas, tenho sempre feito bastantes exercícios unilaterais. Isto tem um objectivo duplo já que não só treina o equilibrio como também procura colmatar lacunas musculares que surgiram na perna esquerda no período pós operatório.

O treino de Domingo e a cicatriz culpada disto tudo 😛

Relativamente aos treinos em, além das rectas, esta semana já acrescentei um dia de treino de corrida adicional e, no Domingo, o treino longo já foi de 80′ e com sensações mais positivas. O ritmo ainda não foi nada de especial (4:50/km) mas o batimento cardíaco, seguindo a tendência das últimas semanas, já se encontra mais baixo e perto de valores “normais”.

Semana #3:

  • Segunda Feira: 8K CCL + 4 Rectas
  • Terça Feira: 30’ bike + reforço muscular
  • Quarta Feira:  60’ CCL + reforço muscular
  • Quinta Feira: 40′ CCL + 20′ bike + massagem desportiva
  • Sexta Feira: 40’ CCL + 30′ bike
  • Sábado: Caminhada
  • Domingo: 80′ CCL + Reforço Muscular

Volume total de kms de corrida (54 kms)

Queria aproveitar a oportunidade de parabenizar o meu amigo Vítor (@aquelequegostadecorrer) por se ter tornado, após uma primeira metade do ano bastante tumoltuosa, bi-campeão regional de estrada no passado Sábado! 🏆

Extra:

Para estes posts semanais não se tornarem demasiado repetitivos (já que a corrida, naturalmente, assim o é) sempre que se justificar deixarei aqui algum artigo ou video que vi durante a semana e que me pareceu interessante. Esta semana deixo uma mini-reportagem sobre o treino de reforço muscular do Cam Levins, um canadiano que recentemente correu 2h5m36s na maratona de Tóquio e se tornou no norte-americano mais rápido de sempre na distância! Realço o trabalho unilateral que é feito!