A caminho de Berlim, depois de uma operação! Semana #1

É verdade, parece que em Setembro, daqui a pouco mais de 4 meses, há uma nova maratona para se fazer. A 24 de Setembro, em Berlim, naquela que será a minha 6a maratona e a 3a major.

Esta preparação começa, no entanto, de maneira inusitada já que me encontro na pior forma dos últimos 4/5 anos… Há cerca de um mês fui submetido a uma cirurgia na zona inguinal o que, consequentemente, implicou um longo período longe das corridas. Entre um período de férias no fim de Março – onde este problema surgiu – até à operação estive praticamente um mês a correr bastante limitado (já não sei o que são séries desde essa altura) com treinos de 30/45’. No período pós operatório estive 2 semanas sem fazer qualquer tipo de actividade física e só após retirar os pontos é que retormei as caminhadas, o reforço muscular (bastante localizado) e a bicicleta estática. Não é corrida mas já era um excelente começo.

Na semana passada já pude, finalmente, voltar a correr (após os devidos exames e ecografia, claro está no GFD) para certificar que o local da sutura já estava sarado q.b.) sendo este o ponto de partida no treino para Berlim.

Não tinha, de todo, a ideia de fazer qualquer espécie de relato da preparação para a maratona mas parece-me um exercício interessante este de documentar um planeamento fora do normal que basicamente me levará, espero eu, de uma operação a uma maratona em 4 meses. Não sei como será esta evolução ao longo das semanas, e se sequer estarei num nível aceitável (para os meus standards) para a prova mas o interesse e o gozo no treino está aí. O desafio será mesmo esse: calibrar as expectativas e perceber o que será possível atingir. Se estiver em boa forma óptimo. Se não, não terei qualquer problema em apontar a mira a outra prova futura.

Sendo assim, vou tentar postar um relato semanal dos treinos feitos, bem como da evolução e sensações experienciadas. Durante estes 4 meses os complementos à corrida serão ainda mais importantes: descanso, reforço muscular (essencial para colmatar debilidades e desequilíbrios que surgiram com esta paragem), cross-training (bicicleta) e alimentação.

Falando desta semana que passou, procurei retomar a corrida com o máximo de cuidado possível. Procurando sempre fazer alguma caminhada antes e depois, para minimizar o impacto. A bicicleta, não tendo impacto, é também um aliado importante bem como o reforço muscular, onde procuro fazer bastantes exercícios unilaterais, de modo a corrigir desiquiblirios a nível de força, e massa muscular, entre as duas pernas. Relativamente à corrida em si, comecei por introduzir curtos períodos (1, 2’ de corrida intercalados com caminhada) e com aumentos progressivos. Inicialmente treinei em passadeira (superfície regular e sem qualquer tipo de inclinação ou declive) sendo que só voltei – finalmente – a treinar na rua na passada sexta-feira tendo tido o cuidado e de treinar em terra batida/relva para minimizar o impacto.

Semana #1:

  • Domingo (14 Maio): 10’ caminhada + Corrida (1’ / 2’ / 3’ / 4’ / 5’) com 2’ descanso + 5’ caminhada + 15’ bicicleta estática
  • Segunda Feira: 10’ caminhada + 10’ corrida continua (lenta, duh) + 5’ caminhada
  • Terça Feira: 30’ bike + reforço muscular
  • Quarta Feira:  10’ caminhada + 20’ CCL + 5’ caminhada
  • Quinta Feira: 30’ bike + reforço muscular + massagem + caminhada à tarde
  • Sexta Feira: 30’ CCL (já na rua)
  • Sábado: Caminhada
  • Domingo: 45’ CCL + Reforço Muscular

Tem sido um bom regresso e sem grandes surpresas. O ritmo tem voltado ao poucos apesar do ritmo cardíaco ser bastante mais alta que o normal. Vai ser importante manter o ritmo de corrida mais lento agora ao inicio para que a pulsação volte aos valores de outrora. Também sinto algumas dorzinhas aqui e ali – normais – já que estive tanto tempo sem correr. Nada de especial no entanto.

Proximamente vou também começar a fazer algum trabalho de fisioterapia para trabalhar as fibroses musculares na zona da cicatriz o que também vai ser bem vindo.

Até para a semana!

2 Replies to “A caminho de Berlim, depois de uma operação! Semana #1

Comments are closed.