Corrida do Tejo 2022

No passado dia 18 de Setembro realizou-se a Corrida do Tejo.

Em modo de preparação para a maratona de Nova Iorque, esta corrida do Tejo seria uma primeira aferição à minha forma e à qualidade dos treinos. Tenho vindo a experimentar maiores volumes de treino – com alguns bi-diários – e estava curioso em perceber o seu efeito.

Sendo sempre uma corrida com um forte contingente do GFD Running (sendo as lebres, inclusive, nossas) cedo cheguei ao ponto de encontro para pôr a conversa em dia e receber o dorsal para a prova.

Fizemos o aquecimento e com cerca de 10 minutos de sobra fomos para a partida. Este ano tive já a oportunidade de começar no bloco de elite (ao invés do que aconteceu no ano passado) e assim esperava companhia ao longo de todo o percurso.

Começa a partida e, logo desde início, procuro manter-me nos 3:30min/km o que foi auxiliado pelo facto dos dois primeiros quilómetros serem praticamente planos. Seguia com mais dois ou três atletas e, uns 15/20 metros mais à frente ia outro grupo com alguém que me parecia familiar.

Chegando ao terceiro quilómetro começava a subida até ao alto da boa viagem (e que duraria cerca de uma milha). Como costumo ser forte em rampas procurei não diminuir o ritmo e, assim, aproximar-me do tal grupo da frente. Subida feita e, após começar a descer (e acelerar um pouco) praticamente no meio da prova cheguei ao tal grupo e confirmo que era encabeçado por nada mais nada menos que o Samuel Barata, em modo de treino claro está.

Aproveitei a boleia com a ideia de me conseguir aguentar o máximo de tempo possível (ainda haveria duas subidas até ao final) e depois logo se veria.

A verdade é que os quilómetros foram passando e acabei por sobrar apenas eu naquele grupo… fizemos a subida de Paço de Arcos a bom ritmo e a 1Km do final (com a última subida para fazer) já ia a dar as últimas.

Foi aí que os incentivos do Barata se fizeram valer. Não são todos os dias que temos um campeão nacional, de calibre internacional, a puxar por nós e só assim consegui aumentar um pouco mais o ritmo a cruzar a meta com novo record pessoal!

35m26s, face aos 35m43s feitos na mesma prova um ano (e agora com um percurso ligeiramente mais complicado e com muito mais calor).

Não podia ficar mais satisfeito e com confiança para o que aí vem!