A CAMINHO DE BERLIM, DEPOIS DE UMA OPERAÇÃO! SEMANA #6

No rescaldo da Marginal à Noite, começou mais uma semana desta vez rumo à mítica Corrida das Fogueiras.

Tal como tinha feito na semana anterior optei por não fazer praticamente nenhum tipo de taper (descanso) durante a semana: não tenho qualquer objectivo competitivo para estas provas e o importante mesmo era continuar a meter treinos, de preferência com alguma qualidade.

E assim foi. Segunda-feira voltei ao meu habitual treino de 15K (por nenhuma razão em especial mas já há praticamente cerca de dois anos que faço sempre este percurso que me permite fazer 15K em cerca de 75′) e desta vez não senti qualquer dor na cicatriz o que foi definitivamente positivo.

Quarta-feira pautou-se também de novidades, já que voltei a fazer séries como deve de ser. Para testar quer séries curtas, quer longas, sem ainda assim abusar muito no volume apontei para fazer 3 x 1Km + 3 x 400m. O treino saiu bem acima das expectativas já que consegui rolar a ritmos perto dos 3’35/3’30” para os quilómetros e abaixo dos 80′ nos 400m. Ainda um pouquinho longe da forma alvo mas definitivamente no bom caminho.

Fiz ainda mais 2 treinos a rolar quinta e sexta a ritmo fácil e já com o foco na Corrida das Fogueiras, marcada para sábado.

À semelhança do que fiz na Marginal à Noite, nunca pensei correr para tempo mas sim a ritmo confortável q.b. – a apontar para os 4/km – e disfrutar um pouco da prova. Começei num grupo com 5 ou 6 colegas do GFD Running que se foi dispersando aos poucos tendo feito grande parte da corrida com o Ernesto e o Diogo. Foi óptimo poder ajudá-los de alguma forma (era a estreia do Diogo nesta prova, tendo-se saído bastante bem!) por um lado a marcar ritmo e com o conhecimento das zonas de descida e subida (e muitas que há!) ao longo do percurso.

Acábamos praticamente no objectivo (com o ritmo final médio de 3’58”/km) e com boas indicações: senti-me confortável nestes ritmos ao longo de praticamente todo o percurso e nunca senti dor na zona da operação o que foi bestial. Registei também que a força nas subidas (este é geralmente um dos meus pontos fortes) está algo enferrujada e será um ponto a trabalhar no entretanto.

Feita a prova, o GFD Running teve o seu habitual jantar de final de época (onde recebi um prémio por registar 5 anos no clube!) sento também este um dos pontos altos do ano para mim. A corrida é vista como um desporto individual mas cada vez mais discordo dessa afirmação. Nada disto iria saber ao mesmo se fosse feito sozinho!

Semana #6:

  • Segunda Feira: 15K CCL
  • Terça Feira: 30’ Bike + Reforço Muscular
  • Quarta Feira:  30′ Aquecimento + 3 x 1K (3′ rec.) + 3 x 400m (90” rec.) + 10′ arrefecimento + Reforço Muscular
  • Quinta Feira: 60′ CCL + 20′ Bike
  • Sexta Feira: 40’ CCL + 30′ Bike
  • Sábado: Caminhada + Corrida das Fogueiras
  • Domingo: Descanso!

Volume total de kms de corrida (69 kms)

Acumulado: 317 Kms