A CAMINHO DE BERLIM, DEPOIS DE UMA OPERAÇÃO! SEMANA #5

Mais uma semana nos livros, com novidades e alguns baixos e altos!

O início da semana não começou logo da melhor maneira. Tinha agendado um treino de 15Kms a rolar o qual decorreu de maneira relativamente rotineira até que, a partir aí dos 10 quilómetros começei a sentir algum desconforto na zona da cicatriz.

Não foi nada de especial mas era uma novidade já que desde que retomei os treinos nunca tal me tinha acontecido. Por precaução optei por atalhar caminho e encurtar o treino, que acabou por ser de 70′ (13kms e pouco). Durante o dia não senti mais nada mas desde então que tenho feito 2/3 vezes gelo na zona, especialmente após treinos mais intensos.

Quarta voltei a correr, um pouco reticente para ver como é que a cicatriz se iria “portar”. Tinha no plano 12′ tempo run (com 30′ de aquecimento e 15′ de arrefecimento) e a verdade é que não senti qualquer limitação (expetuando, claro está, a minha ainda fraca forma) e acabei por fazer a parte rápida a ritmos de 3:48/km. Não tendo sido “all-out” confesso que foi algo forçado e acabei estafado e um pouco desmotivado. Mais sobre isto mais à frente no entanto!

Quinta e sexta optei por trocar os treinos, tendo feito 60′ na qunta-feira e 40′ na sexta, ambos a correr lento e tentando manter as pulsações baixas q.b. Isto tudo porque no sábado voltaria, finalmente, a competir, na corrida da Marginal à Noite.

Confesso que fui para esta prova sem saber bem o que fazer já que não tinha a minima noção dos ritmos a que deveria correr e, adicionalmente, estava reticente em exagerar e ter alguma recaída, especialmente depois do episódio da costura uns dias antes.

Após alguma insistência por parte de alguns colegad do GFD Running (Ernesto e Nelson) para ir com eles lá acedi sendo que o objectivo era seguir a cerca de 3:55/km. Tinha sérias dúvidas que conseguisse aguentar sequer metade da prova a esse ritmo mas sempre era preferivel do que a fazer toda sozinho.

Mal a prova começou senti alguma dificuldade em seguir colado ao Ernesto, sensação essa que perdurou durante mais de 2 quilómetros: sentia que estava a dar tudo e mesmo assim não chegava. Curiosamente – e com o ritmo a aumentar! – começei a ficar mais confortável (seria a ferrugem a sair?) e a verdade é que naturalmente passei a seguir ao ritmo desejado. Especialmente depois do retorno, e com o vento de frente para desajudar, fui sempre a puxar, por vezes com ritmos inferiores a 3:45/km sem sentir qualquer limitação. Mesmo com bastante gestão e a pôr travões na segunda metade chegámos à meta com média final de 3:51/km e com grande felicidade: não só estava de regresso à competição como me senti muito mais rápido do que pensava. (um dado curioso é que foi também RP nesta prova!)

Como nem tudo são rosas, quando fui fazer um cooldown de 10′ senti um desconforto considerável na zona da cicatriz mas dois dias volvidos e já com treinos de bicicleta e corrida feitos, a mesma não deu nenhum sinal e parece tudo ok!

Até para a semana!

Semana #5:

  • Segunda Feira: 70′ CCL
  • Terça Feira: 30’ Bike + Reforço Muscular
  • Quarta Feira:  30′ Aquecimento + 12′ tempo + 15′ arrefecimento + Reforço Muscular
  • Quinta Feira: 60′ CCL + 20′ Bike
  • Sexta Feira: 40’ CCL + 30′ Bike
  • Sábado: Caminhada + Corrida Marginal à Noite
  • Domingo: Caminhada + 20′ Bike + Reforço Muscular

Volume total de kms de corrida (59 kms)

Extra:

Deixo desta ver um artigo bastante interessante sobre o Cam Levins, um atleta que mencionei à duas semanas atrás e sobre a sua progressão -> pode ser visto aqui.

Queria também realçar o feito do Isaac Nader este fim de semana. Depois de no início do mês ter batido o seu recorde dos 1500m com 3:34:00, fez agora a fabulosa marca de 3:31.67, a 12a melhor do ano a nível mundial! Torna-se na 6a melhor marca portuguesa de sempre e no 2o português mais rápido de sempre na distância, atrás do Rui Silva (3:30.07).