Road to Chicago – Semana 12

Décima segunda semana fechada!

A 4 semanas de Chicago, e com uma meia maratona para fazer no Domingo, esta semana já foi notoriamente mais leve a nível de volume de quilómetros tendo seguido, no entanto, moldes algo semelhantes às anteriores.

Segunda feira começou com o já habitual treino de 13K para soltar as pernas após o longo puxado do dia anterior.

Quarta feira foi dia de séries curtas, com o plano a pedir 12 x 300m. Com q pista do estádio do Jamor em obras fiz as séries no paredão de Algés o que normalmente não é problemático. No entanto fez se notar forte vento o que impediu alguma consistência nos ritmos. Ainda assim consegui imprimir alguma velocidade e os ritmos possíveis foram bastante interessantes (senti finalmente alguma rapidez, algo que tem sido difícil nas séries curtas).

Sexta fiz 10K a ritmo fácil e sábado outros 6, com 6 rectas progressivas.

Hora então de arrancar para o Porto, afim de participar, pelo segundo ano consecutivo, na meia maratona do Porto. Sábado foi dia de chuva intensa o que me deixou algo de pé atrás mas Domingo amanheceu bastante solarengo o que permitiu uma prova bastante agradável.

No ano passado a prova não me tinha corrido nada bem: comecei rápido demais para começar a acusar o cansaço logo após 10/11Kms. A partir daí foi sofrer até ao fim. 

Este ano não queria repetir o erro e iniciei a prova com 2 objectivos muito bem definidos: começar com calma e ir progressivamente aumentando o ritmo e, paralelamente, testar a hidratação/alimentação a ser usada na maratona.

Comecei então com calma sendo que o objectivo seria fazer o primeiro terço a 4:40min/km. Nos primeiros quilómetros isso foi de todo impossível dada a quantidade de corredores à minha volta. Só ao 3° quilómetro é que consegui rodar no ritmo pretendido e a partir daí foi manter até ao 7°. Passei então para o segundo terço onde o objectivo era 4:30min/km. Sentia-me ainda confortável tendo apenas falhado alguns parciais devido as subidas/descidas que esta parte do troço apresentava.

Chegado aos 14Kms a ideia era dar tudo e ir acelerando até onde desse. Cheguei ao km18 com o relógio a marcar 4:10min/km mas a partir daí comecei a sentir algumas caimbras pelo que acabei por fazer os últimos 2Kms um pouco mais contidos, para evitar males maiores.

Acabei a prova com 1:37:05. Não foi RP mas melhorei em cerca de 4 minutos face ao ano passado. Creio que se tivesse atacado um pouco mais tarde teria certamente feito um melhor tempo e, quem sabe, um novo RP.

Gostaria de ter feito um tempo um pouco melhor mas fiquei bastante satisfeito com a facilidade com que consegui gerir toda a prova (foi sem sobre de dúvidas a prova que melhor geri os ritmos até agora) e deixou-me confiante para o que aí vem.

Um factor muito importante foi a também presença e acompanhamento dos pais durante este fim de semana. Não só me poupei das longas viagens como a sua própria presença no final da prova foi essencial para aquele forcing final, já com as pernas cansadas.

Queria também referir a fantástica prestação do meu colega do GFD, o Avelino Eusébio, que também veio ao Porto testar a máquina, a meio da sua preparação para a maratona de Frankfurt. Concluiu a prova em 1h5m25seg, tendo sido o primeiro português, ficando só atrás dos atletas sul africanos. Que prestação! Muitos parabéns.

Nem tudo têm sido rosas no entanto. Esta semana a dor que já referi na semana passada continuou (não tendo melhorado nem piorado). Após uma consulta a meio da semana no GFD suspeita-se que será uma inflamação/espessamento do tibial posterior pelo que o trabalho de alongamento (e o próprio descanso) serão vitais nas próximas semanas!

E com isto tudo já só faltam 3!! 

Resumo da semana:

  • 2ª Feira – 13KM CC + Reforço Muscular
  • 3ª Feira – Massagem
  • 4ª Feira – 12 x 400m (11,84 Kms)
  • 6ª Feira – 10 Kms CC
  • Sábado – 6Kms + 6 rectas progressivas
  • Domingo – Meia Maratona do Porto

Total Semana: 63,9 Kms

Total Treino: 788,67 Kms